Fique ligado nas novidades NOTÍCIAS

Posições de Ciro sobre economia podem definir destino do 'Centrão' na eleição presidencial

As declarações do pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, sobre economia podem definir o apoio do "Centrão" ou "Blocão" – grupo que reúne os partidos DEM, PP, PRB e SD e agora também conta com o PR – ao tucano Geraldo Alckmin. Os líderes destes partidos estão reunidos nesta quinta-feira (19) para tentar definir qual candidato irão apoiar na eleição presidencial, mas um anúncio oficial deve sair apenas na semana que vem.

Ciro havia prometido aos Democratas (DEM) ajustar o seu programa de governo para atrair o partido para sua aliança, mudando o tom, por exemplo, a respeito da reforma trabalhista. Ele havia falado em revogar a reforma aprovada no governo Temer. Nos últimos dias, porém, novas declarações do pedetista geraram mal-estar entre os Democratas. A de que ele trabalharia para desfazer o acordo Boeing e Embraer, e a de que retomaria campos do pré-sal arrematados por empresas estrangeiras recentemente.

Interlocutores de Ciro têm dito a líderes do DEM que, eleito, o pré-candidato do PDT não fará nenhuma loucura na economia e adotaria um forte ajuste fiscal. Isso estava pesando a favor do pedetista, mas suas últimas posições sobre economia voltaram a gerar desconfianças no "Centrão", principalmente da parte dos Democratas.

Pedetistas estão em campo buscando garantir o apoio do "Centrão" sob o argumento de que Ciro é um candidato mais competitivo do que o tucano. Avaliação compartilhada por Progressistas (PP) e Solidariedade (SD), mas que estariam prometendo tomar uma posição conjunta sobre o destino do grupo.

O apoio do "Centrão" aumentou ainda mais de importância nos últimos dias depois da decisão do PR de voltar a integrar o grupo. O PR desistiu de fazer aliança com Jair Bolsonaro (PSL) e levou a proposta ao "Centrão" de indicar como candidato a vice de Ciro ou Alckmin o empresário Josué Alencar (PR), filho do ex-vice-presidente José Alencar. A proposta foi aceita.

 

Fonte: G1


Voltar


Seja um Distribuidor

Entre em contato e descubra como distribuir nossos aplicativos para seus clientes. Soluções completas, segurança e valores acessíveis.
Fale Conosco